Páginas

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

O Universo para alunos do Ensino Fundamental, com Linux Mint, Celestia, Stellarium e Google Earth

Nessa semana que passou, tive a gratificante experiência de apresentar, conjuntamente com nossa equipe de professores, o Sistema Solar e um pouco do Universo para alunos da Escola Escola Cândida Areal Souto, onde eu trabalho. A apresentação foi feita para alunos do 3°, 4° e 5° anos do Ensino Fundamental.
Muitos ali tiveram seu primeiro contato com estudo do Espaço. É muito bom vermos crianças maravilhando-se com a beleza do nosso Universo, com o sabor do Linux Mint 9 gnome. E as ferramentas que foram usadas foram as seguintes:
  • Google Earth – onde mostramos a nossa Cidade, Humaitá-AM, vista do Espaço. Para instalar é só ir ao Gerenciador de Aplicativos e procurar nos Favoritos, ou fazer uma procura pelo mesmo na barra de busca, e daí baixar.
  • Celestia – Simulador do Espaço em tempo real. Por ele começamos nossa viagem pelo Universo. Visitamos nosso Sol, Planetas, Luas (Satélites), Planetas-Anões, Cometas, Estrelas e por fim nossa Galáxia. Eu acesso o Celestia via terminal, pois a versão gnome deu problemas, e acabei não buscando solução, e fiquei com a versão kde, que roda redondinha (sei que posso colocá-lo no meu MintMenu, mas acho mais prático abri-lo via terminal). Para instalar é só ir ao Gerenciador de Aplicativos e baixar ou via terminal: sudo apt-get install celestia. Não deixem de baixar o pacote celestia-common-nonfree. É só ir no terminal e teclar: sudo apt-get install celestia-common-nonfree, dá pra instalar também via Gerenciador de Aplicativos.
  • Stellarium – Planetário virtual pois gera fotos realísticas do céu em tempo real. Através dele mostramos o céu de nossa cidade. Usamos como nosso telescópio particular mostrando as principais constelações, planetas e inclusive demonstrando porque o céu é azul. Para instalá-lo é só usar o Gerenciador de Aplicativos e fazer a busca e baixar. Ou ir ao terminal e digitar: sudo apt-get install stellarium.

E por fim mostramos dois vídeos baixados do Youtube por meio do complemento do Firefox: DownloadHelper. Mas para baixar outros arquivos eu uso DownThemAll!. E claro não posso deixar de citar o imbatível complemento Vero (Verificador Ortográfico).
Foi uma experiência espetacular e a maior dela embalada e possível por causa e através do Software Livre.

Abraço e inté!

Nenhum comentário:

Postar um comentário